A oficina Palma da Mão foi desenvolvida para a Conferência Internacional – Drifiting Bodies / Fluent Spaces, a oficina foi ministrada online e nos dias 23 e 24 de julho/2020 em Guimarães, Portugal.
O objetivo da oficina foi despertar a atenção para lugares que já circulamos e que passam desapercebidos de nossa atenção. Esses lugares podem possuir curiosos pormenores primeiramente invisíveis, a intenção de olhar para esses pormenores faz com que eles apareçam, e tornem-se visíveis. Com isso, podemos manipular a atenção e ativar a percepção de apreciação para este espaço urbano.
A oficina propôs uma caminhada que buscou registrar algum objeto que chamasse a atenção do participante. Após a recolha e /ou registro, foi feita uma descrição do mesmo, sem dizer de imediato qual era o objeto. A intenção foi mostrar um cenário que esta na palma da mão para outro observador. Um outro mundo. Será que a descrição é o suficiente para tornar um objeto invisível, visível? Além desta descrição, pedi por uma reflexão sobre qual poderia ser o motivo deste objeto ter aparecido para si.
O resultado que os participantes trouxeram para o grupo foram objetos simples, mas que ganharam grande significado com a reflexão proposta.
Discover more from Ana Willerding
Subscribe to get the latest posts sent to your email.